Plástica gengival: prós e contras da cirurgia que corrige o sorriso gengival
Plástica gengival :entenda como é feito esse procedimento estético que pode aumentar ou reduzir o tamanho da gengiva
O que é a plástica gengival
A princípio cirurgia plástica gengival é o nome que é dado às cirurgias reconstrutoras gengivais, de recobrimento de raízes expostas, de aumento de espessura no caso de gengivas finas (onde até podem aparecer escurecimentos, devido à pinos ou raízes com canal tratado).
Afinal são cirurgias para melhorar a estética vermelha, ou seja, a estética da gengiva que tem que estar em harmonia com a estética branca, os dentes em si.
Outros nomes
Gengivoplastia, cirurgia periodontal e cirurgia de recobrimento de raiz
Quem é o profissional apto a fazer a cirurgia plástica gengival?
Frequentemente todos os cirurgiões-dentistas são aptos a fazerem esse tipo a cirurgia plástica gengival.
Mas o periodontista, especialista em gengivas, é o profissional odontólogo que se capacitou, estudou as técnicas, portanto o mais adequado para realização dessas cirurgias com êxito.
Indicações da plástica gengival
Antes de mais nada a cirurgia plástica gengival está indicada em casos de gengivas muito grandes (sorriso gengival), retrações (quando a gengiva se desloca e expõe a raiz) – recobrimento gengival, em casos onde a gengiva tem pouca espessura, é muito fina e acaba ficando com coloração ou contornos esteticamente indesejados.
Pré-requisitos para plástica gengival
Primeiramente para que a cirurgia plástica gengival seja realizada e tenha um índice bom de sucesso é necessário que a periodontite (doença da gengiva) tenha sido curada.
Não tenha mais a presença de biofilme dentário (placa bacteriana).
Que o paciente seja bem colaborativo com relação à higiene oral.
Que esteja tudo bem com a saúde geral deste paciente.
Saiba mais: Diabetes: quais os cuidados em procedimentos cirúrgicos?
Possíveis contraindicações para plástica gengival
Desde já o tabagismo, a diabetes descompensada, a hipertensão descompensada (pressão alta), problemas na coagulação sanguínea, problemas gengivais não tratados, HIV com a carga viral fora do limite seguro, gravidez podem adiar ou inviabilizar o procedimento plástico gengival.
Como é feita a plástica gengival
Frequentemente existem diversas técnicas de cirurgias plásticas gengivais, mas basicamente são cirurgias onde se descola suavemente a gengiva, sempre preservando as papilas (“triângulo” que fica entre os dentes).
Deslocando-a para cima, para baixo, para o lado, dependendo do objetivo da cirurgia, ou até mesmo tirando um pouco de tecido do palato (“céu da boca”) e enxertando o tecido em outro lugar da gengiva para criar espessura ou volume.
Logo a anestesia usada nos procedimentos de cirurgia plástica gengival é local infiltrativa, com carpules e tubetes anestésicos adequados ao paciente, suas particularidades, sua anamnese, exame clínico e história pregressa.
Saiba mais: Cirurgia plástica gengival pede cuidados no pós-operatório
Tempo médio da cirurgia gengival
Uma cirurgia plástica gengival simples, como um aumento de coroa clínica (o que aparece para fora da gengiva) pode durar uns 30 minutos; já uma cirurgia de enxerto gengival livre, uma cirurgia do sorriso gengival podem durar até uma hora e meia.
Pré-operatório
O pré-operatório de uma cirurgia plástica gengival consiste basicamente em controle de placa bacteriana de forma rigorosa, ausência de tabagismo, anti-inflamatório e antibióticos prescritos pelo profissional.
Pós-operatório
O pós-operatório depende muito da colaboração do paciente, com relação à higiene, alimentos leves, cuidado na escovação para não bater nos pontos que são delicados, uso correto dos medicamentos prescritos, controle das doenças sistêmicas como diabetes, mas em geral, leva de 15 a 20 dias para ter uma cicatrização.
É muito importante que o paciente coopere nesse período de cicatrização, seguindo a risca algumas recomendações essenciais que são:
-Evitar exposição solar, esforços físicos e ingestão de bebidas alcoólicas nos primeiros três a sete dias após o procedimento;Evitar falar excessivamente nas primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia;Não escovar ou manipular a área tratada até a remoção de suturas, se houver, ou de acordo com a recomendação do profissional;Alimentar-se de forma leve, dando preferência a alimentos mornos e/ou frios, de consistência pastosa/líquida, coados e livres de fibras nos primeiros sete dias após o procedimento;Higienizar a região tratada com produtos específicos para este fim, prescritos pelo profissional;Ingerir corretamente as medicações pós-operatórias prescritas pelo profissional responsável pelo procedimento.
A cirurgia gengival é minimamente invasiva, portanto não costuma causar inchaço e dor.
Possíveis complicações da cirurgia gengival
As cirurgias plásticas gengivais são cirurgias delicadas, que em geral envolvem poucos riscos. Pode ocorrer infecção no local, pode haver insucesso caso o paciente não faça repouso adequado, ou fume no pós-operatório, ou até mesmo se o profissional que realizou a cirurgia não estiver habilitado e não tiver destreza para a realização daquele tipo de técnica.
Antes e depois da cirurgia gengival
Sempre que uma cirurgia plástica gengival é realizada paciente/profissional esperam uma gengiva esteticamente mais harmoniosa, mais bonita, mais simétrica e que possa, juntamente com os dentes, compor um lindo sorriso.
Fontes
- Revisado pela odontóloga Paula Fevereiro Barros, diretora clínica e de pesquisa da Maxxi-Odontologia Saúde, membro da Academia Brasileira de Odontologia Estética e mestranda em Periodontia
- Odontóloga Maristela Lobo, especialista em periodontia pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas de Piracicaba e doutora em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas